top of page

ENCONTROS COM O ESCRITOR

WhatsApp Image 2020-10-19 at 18.35.04.jp

CÉLIA CRIS SILVA

Célia nasceu em Santos (SP), mas adotou Curitiba e “fincou o pé” na cidade. Formou-se em Magistério, deu aula para crianças e alfabetizava seus alunos contando histórias. Formou-se em Letras, fez pós-graduação em Leitura de Múltiplas Linguagens, em Psicopedagogia e mestrado em Estudos Literários. Desde pequena é apaixonada por livros. Fez dessa paixão profissão: foi editora de livros por mais de 25 anos. Tornou-se escritora de literatura infantil, contos, microcontos e também é autora de livros didáticos e paradidáticos. Já ganhou até um prêmio Jabuti! Criou um projeto multimídia em que, além de escrever, também narra seus contos, o palavrAnimada (e o filhote dele, o palavrinhAnimada). Desde 2013 trabalha com mediação de leitura (fazendo rodas de leitura com adultos, idosos, dependentes químicos, pacientes psiquiátricos e pessoas em situação de rua). Em várias dessas rodas de leitura, levou sua cadelinha Mel. Célia é voluntária numa ONG, num projeto de leitura em que as crianças leem para cães e gatos. Por conta desse projeto, criou outro, juntamente com amigos, e começaram a fazer, nas Casas de Leitura e na Biblioteca Pública do Paraná, rodas de leitura assistida por cães. Uma delícia de ver e participar! Célia tem dez livros de literatura infantil publicados e outros aguardando publicação. Enquanto isso, continua tocando projetos e concretizando sonhos.

WhatsApp Image 2020-10-18 at 17.39.10.jp

LUCAS BUCHILE

Ator, mediador de leitura, contador de histórias, escritor e gestor de eventos culturais. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação e Direção teatral pela UNESPAR. Especialista em Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil pela Faculdade de Ampére. Em  Atuou como mediador de leitura e gestor de projetos culturais na Fundação Cultural de Curitiba (FCC), através do Programa Curitiba Lê.  Escritor das obras: “Enquanto eu crescia”, “Retrato de irmão”, "Coração Submarino" e "Andorinha", todos publicados pela Editora InVerso. Gestor de produção dos Projetos "Agentes de Leitura do Paraná" e "Cotidiano Leitor", realizado pelo Governo do Paraná. Atuou como professor no Curso de Extensão e Pós-graduação em “Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil” da faculdade de Ampére, ACE Faculdade Guilherme Guimbala e UNIFIL. Sócio diretor do Dom Miguel - Núcleo de Arte e Cultura

LUCI COLLIN FOTO LUCIANO PASCHOAL.jpeg

LUCI COLLIN

Inscrição Gratuita

 Clique no botão abaixo para participar

Luci Collin, curitibana, é ficcionista, poeta, tradutora e educadora. Tem mais de 20 livros publicados entre os quais Querer falar (poesia, Finalista do Prêmio Oceanos 2015), A palavra algo (poesia, Prêmio Jabuti 2017), A peça intocada (contos, 2017), Papéis de Maria Dias (romance, 2018) e Rosa que está (poesia, 2019). Participou de diversas antologias nacionais e internacionais (EUA, França, Alemanha, Bélgica, México, Argentina, Peru, Uruguai). É graduada no Curso Superior de Piano/Performance, no Curso de Letras Português/Inglês e no Curso Superior de Percussão Clássica. Na USP concluiu o Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, e dois estágios pós-doutorais em Tradução de Literatura Irlandesa. Traduziu Gertrude Stein, E. E. Cummings, Vachel Lindsay, Gary Snyder, Eiléan Ní Chuilleanáin, entre outros. É membro da Academia Paranaense de Letras ocupando a Cadeira 32.

WhatsApp Image 2020-10-19 at 18.39.43.jp

LUÍS HENRIQUE PELLANDA

Inscrição Gratuita

 Clique no botão abaixo para participar

Luís Henrique Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Escritor e jornalista, é contista e cronista, autor dos livros O macaco ornamental (contos, finalista do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional), Nós passaremos em branco (crônicas, finalista do Prêmio Jabuti), Asa de sereia (crônicas, finalista do Prêmio Portugal Telecom), Detetive à deriva (crônicas), A fada sem cabeça (contos) e Calma, estamos perdidos (crônicas). Também organizou os dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho. Foi editor e idealizador do site de crônicas Vida Breve, além de subeditor do jornal literário Rascunho. Repórter, trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora e na revista Veja. É cronista do jornal Plural. Ministra cursos e oficinas de crônica por todo o país.

WhatsApp Image 2020-10-20 at 15.47.00.jp

GLORIA KIRINUS

Inscrição Gratuita

 Clique no botão abaixo para participar

Gloria Kirinus possui curso de pós-doutorado em Sociologia (Teorias do imaginário) na " Université Paris Descartes, Sorbonne. Centre D´Etude sur L´actuel et le Quotidien (CeaQ)" . Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1998). Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Especialização em Literatura brasileira pela Universidade Federal do Paraná (1987). Curso de graduação em Letras- Português pela Universidade Federal do Paraná (1986), graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (1991). No Peru, curso de licenciatura em Turismo, na "Escuela Nacional de Turismo" (1971) Tem experiência na área de Letras e na área de Educação, com ênfase em Literatura brasileira, hispano-americana e Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário, transdisciplinaridade, poesia, leitura, expressão escrita, escola e criança, formação de professores, Literatura Infanto juvenil. Foi professora do curso de Letras da PUCPR e de Tradução literária no curso de Secretariado Executivo, na mesma universidade. Foi professora substituta no curso de Didática na UFPR. É autora de literatura infanto-juvenil e de livros teóricos na área de Letras e Educação, publicando pelas seguintes editoras: Melhoramentos, Cortez, Paulus, Paulinas, DCL, Larousse Junior, Inverso. Criadora e ministrante da oficina de criação literária e vitalidade poética, "Lavra-Palavra". Bibliotecas escolares, espaços de leitura, blogs literários, creditam seu nome. Conferencista no Brasil e no exterior.

bottom of page